domingo, 29 de novembro de 2009

Moradores do bairro Vila América se sentem abandonados pelo poder público



A falta de infraestrutura urbana é um dos principais problemas da maioria dos municípios brasileiros. Esta realidade se acentua, sobretudo, nas pequenas e médias cidades do país.

No município de Vitória da Conquista, na Bahia, a falta de infraestrutura urbana também está presente, especialmente, nos bairros da periferia. Um dos bairros mais afetados pela falta de estrutura urbana é o Villa América. Todas as ruas do bairro não são pavimentadas. Não há contêineres para a população armazenar o lixo adequadamente é a presença de animais soltos, como cavalos, jumentos cães e gatos é frequente. O resultado disso segundo os moradores é um bairro com lixo por todos os lados, muita poeira e crianças doentes.

Segundo Nivaldo Santos Almeida, morador do bairro, na rua J, Quadra 3, a principal dificuldade vivenciada pelos moradores é a ausência de esgotamento sanitário, pois os moradores ainda utilizam fossa e a falta de pavimentação nas ruas, pois quando chove provoca alagamentos e muita lama e a água invade as casas. Quando está estiado, o problema maior é a poeira, o que faz com que muitas pessoas adoeçam com freqüência. “A situação é tão precária, pois, o bairro tem crescido demais e a infraestrutura não chega. Outro problema é a falta de consciência dos moradores, que colocam o lixo em qualquer horário, antes da coleta passar, o que facilita com que os animais espalhem o lixo por todo o lugar”, acrescentou o morador.

É bem verdade que o bairro possui uma escola, posto de saúde e um centro de atendimento psicossocial, no entanto, ainda existem muitas dificuldades. A escola não possui quadra poliesportiva e nem pavimentação na sua área externa. Já o posto de saúde, não conta com atendimento médico regular para a comunidade.

Segurança

Uma outra situação que tem preocupado os moradores do Vila América é a falta de segurança, principalmente, quando anoitece. A iluminação pública é ineficiente e não há um posto policial no bairro. Além disso, as rondas não são feitas pela polícia. Em conseqüência disso, segundo Nivaldo Santos Almeida, o bairro tem se tornado um local de venda de drogas e tem acontecido assaltos com freqüência. Para os moradores a questão da segurança tem sido considerada o problema mais grave do bairro.

Veja o vídeo do bairro.

Um comentário:

  1. infelismente e assim mesmo!
    O Vila America é um bairro esuqueçido pela prefeitura
    podia pelomenos asfalta alguas ruas!
    isso ja ia traser um qualidade melhor de vida para os moradores!
    mais o prefeito(guilherme)
    só sabe é rouba" e esqueçe da populaçao
    eh principalmente do vila america!
    Espero que um dia essa realidade mude pra melhor.
    E

    ResponderExcluir