quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Principais diferenças e vantagens da Web 2.0, em termos de conceitos e tecnologias, em relação a "Web 1.0"

Dannilo Duarte Oliveira*

O entendimento até o momento é de que não há um consenso sobre a existência de diferenças conceituais para diferenciar a Web 1.0 da Web 2.0, mas sim, que a Web surge a partir de meados da década de 1990. Nesta primeira fase, a Web era voltada muito mais para o comércio eletrônico e transações do que para o usuário, daí o termo Web 1.0. Já a Web 2.0 é um movimento social que passou a discutir os principais fundamentos da rede a partir de 2004. No entanto, podemos considerar que na primeira fase da web, a troca de informação por e-mail e instant messangers online foi a atração e o benefício principal da rede para os negócios.

Com a Web 2.0, a coisa se inverteu e os usuários passaram a fazer parte do foco principal da rede, e o comércio passou a ser tratado de outra forma. Outro fator que caracteriza a Web 2.0 é o abastecimento da rede com conteúdos fornecidos pelos próprios usuários, a exemplo dos sites como; Wikipedia, Youtube, Flickr, Google, etc.

Desta forma, a diferença mais evidente entre a Web 1.0 e a Web 2.0, é que com segunda, novas perspectivas se abriram para o desenvolvimento da rede. Isto é, mais possibilidades hipermidiáticas e interativas. Mudanças que vão desde a arquitetura e funcionamento das páginas, interfaces inteligentes, até, talvez o ponto fundamental, o aumento da participação dos usuários na rede de forma ativa e interativa. O usuário deixou de ser apenas um leitor, para se tornar um leitor-editor-colaborador na Web 2.0.

Outro ponto importante e de diferenciação do início da Web para a Web 2.0, é a expansão dos processos de convergência, exemplificados, no hipertexto e na hipermídia. Com isso, a leitura se tornou multilinear e a interatividade tem se tornado uma realidade nos principais sites noticiosos. A audiência tem ganhado mais espaço de participação no universo do webjornalismo.
O surgimento dos blogs é outro fenômeno onde é possível ver na prática as múltiplas possibilidades da Web, especialmente, o seu crescimento e o aumento da democratização da informação na rede, com a participação ativa do usuário.

O termo web 2.0 aparece inicialmente conceitualizado por Tim O'Reilly, numa série de conferências, sobre o mesmo tema, promovidas pela O'Reilly Media e pela MediaLive International tendo-se popularizado a partir dessa data. Mais tarde com a compra da MediaLive International pela empresa CMP Media, esta última veio reclamar a patente e os direitos sobre o termo web 2.0.

Por fim, cabe ressaltar que de acordo com Tim O'Reilly (2005) em seu artigo “What Is Web 2.0”, esse conceito, como muitos outros importantes, não tem fronteiras rígidas. Mas, O'Reilly elenca algumas das principais características da Web 2.0: A internet como plataforma; Melhor experiência do usuário; Valorização do conteúdo colaborativo e da inteligência coletiva; Fim dos ciclos de lançamento e actualização de softwares tradicionais; Quanto mais simples a programação, melhor.

Resumo de diferenciação da Web 1.0 e a Web 2.0, desenvolvido por Tim O'Reilly (2005).

Web 1.0 --> Web 2.0


DoubleClick --> Google AdSense
Ofoto --> Flickr
Akamai --> BitTorrent
mp3.com --> Napster
Britannica Online --> Wikipedia
personal websites --> blogging
Evite --> upcoming.org and EVDB
domain name speculation --> search engine optimization
page views --> cost per click
screen scraping --> web services
publishing --> participation
content management systems --> wikis
directories (taxonomy) --> tagging ("folksonomy")
stickiness --> syndication


Referências:

Um comentário:

  1. Dannilo,
    Texto correto, objetivo, enxuto e fundamentado. Faltou um pouco de informalidade já que o diferencial de um blog em relação a outros formatos textuais é uma maior liberdade de estilo, de envolvimento do autor e de coloquialidade. Mqas isto é também uma questão muito pessoal. Você é que vai estabelecer os limites da informalidade.
    Outra observação seria procurar usar ilustrações como um exercício de combinação de imagens e texto numa narrativa em blog. Os blogs oferecem esta facilidade de usar recursos de várias midias. Nós aqui no curso estimulamos os participantes a experimentar o máximo possível nesta área.
    Qualquer dúvida, estou a disposição.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir